domingo, 2 de setembro de 2012

Semana de Recepção dos Estrangeiros

Semana muito corrida aqui.

Estação de Vichy, despedida.
Saímos segunda, 27/08, às 9h30 de Vichy. Galera que ia pra Marseille foi com a gente até Lyon, onde eles pegaram o TGV pra lá. Foi bem tranquila a viagem. Chegando na Gare Part Dieu, tinha um pessoal do BI (Bureau International) pra nos acompanhar até a École. Ainda bem que eles tavam lá. Tinha um monte de estrangeiros, tudo perdido. Dae eles arranjaram o bilhete e mostraram o caminho. Mesmo assim foi foda, porque eu tava com as minhas 2 super malas e mais 3 mochilas pra carregar. Pegamos um 'trem', e depois lotamos o ônibus até a école. Chegando aqui, vimos aquilo que tava todo mundo sonhando desde que foi aprovado: a entrada da école, aquela mesma que dava pra ver no Google Maps, só que ao vivo. Éee agora é verdade.
Entrada da École Centrale Lyon
Chegando teve um lanchinho pra gente e depois uma parte burocrática, tirar foto, assinar coisas, pegar uns papeis, coisas desse tipo. Aí em seguida fomos pegar a chave do quarto. Tive que deixar minha vida ali hahahaha. Além de pagar o aluguel, tem que deixar um caução. Que dor. Galera que tá vindo, melhor se programar direito, porque pra mim as coisas do banco não ficaram prontas a tempo, então não tinha dinheiro suficiente pra pagar tudo. É uma bomba que vem de uma vez só. Bom, mas agora tenho meu chez moi. 51, Chemin des Mouiles, 69130 Ecully. Chambre V316.
Vista do meu quarto, no pôr do sol.
O quarto aqui é pequeno. 13 m², mas cabe tudo de boa. Tava esperando alguma coisa bem menor que isso. O banheiro é minúsculo, mas paciência. Bem funcional, só o necessário pra viver.
Depois mais à noite teve um barbecue, onde reuniu toda a galera pra conversar e tal.
Na terça de manhã teve um teste de francês, pra ver o nível e separar os alunos por sala. Quase igual o do Cavilam. Depois teve a palestra de entrada, com o diretor da école. Bem informal. O cara ficou zuando a Centrale Paris hahaahhaa Em seguida, outra palestra, sobre o seguro social obrigatório que todo mundo tem que ter. Ai, de novo, mais burocracia, assinar uns papeis, e pagar mais um tanto de coisas. De noite teve um Happy Hour (HH, francês fala tipo "ache,ache", demorei um tempos pra entender isso) com cerveja e uns malucos dançando que nem doidos.
Na quarta, de novo acordando cedo, teve uma palestra sobre a Cartr de Séjour, que é tipo um documento que os não europeus precisam ter, que serve como identidade aqui. Mais burocracia huauhauha Depois mais palestras, sobre como funciona a  escola e tal, as residências, a enfermaria, os esportes... Depois fomos comer. A cozinha aqui no Paul Comparat é comunitária, uma por andar. O bom daqui é que tem um Carrefour enorme perto da école. Tamo indo direto lá pra comprar comida e as coisas do quarto. Esse dia fizemos um macarrão à bolonhesa. Depois fomos comprar o tal do Mutuelle. O seguro social daqui cobre 70% do preço do médico. Por exemplo, você vai no médico, paga ele e tal. Depois é reembolsado por esse seguro em 70%. Depois disso, se você quiser comprar um seguro complementar, pros outros 30%, você pode. Vale a pena quando o valor fica muito alto. À tarde foi a vez de se inscrever na associações. Francês curte a vida associativa. Aqui na Centrale tem tipo grupos para todos os gostos, de esporte, competição, bar, festas, etc. Dae tem as taxas pra ser sócio da associação e participar das coisas. À noite, outro barbecue seguido de uma baladinha. Bem de boa, meio quente, caras malucos dançando, um francês de cueca...
Rio Rhone, em Lyon
Na quinta de manhã aula de francês e também aula de francês científico, sobre as expressões matemáticas em francês. Sorte pra nós brasileiros, que a maioria dos termos são parecidos com o português, ou seja, a aula foi meio chata hahaahaha. À tarde fizemos um Rallye (tour) por Lyon. Cidade lá é muito bonita. Passeamos pela velha Lyon, que fica entre os rios Saone e Rhone. Animal a cidade. Meio que o estilo de Paris. Todas as contruções são antigas e tal. Bem bonito. A cidade vista do alto também é muito da hora. E no final, foram todos os estrangeiros para um restaurante, onde comemos o tal do Bouchon Lyonnais, comida típica daqui. Bem bacana, com direito a xingar em português uma russa que tava enchendo o saco pra gente passar as comidas imediatamente pra ela.
Bouchon Lyonnais
Na sexta, aula de francês e de francês científico. À tarde tinha passeio pelos museus, mas a gente passou. Todo mundo morto. À noite fomos tipo num pub (o Luis vai me encher o saco, falando que Pub de verdade mesmo é só na Irlanda e bla bla bla). No começo só tinha os brasileiros, mas com o tempo foi ficando mais cheio, e depois lotou. Voltamos meio que cedo, porque o último ônibus pra école voltava 0h40, com direito a franceses bêbados cantando músicas do Olympique Lyonnais entre outras.
No sábado acordamos tarde (finalmente), fomos no Carrefour fazer compras e almoçamos. Mais à noite teve um jantar com todos os brasileiros, que os veteranos ofereceram pra nós.

Lac Méribel
No domingo fomos para o Lac Méribel. Ficamos na dúvida de ir ou não, por causa do frio e tal, mas valeu a pena ter ido. Deu pra jogar um voleizinho la, ficar de boa, fazer um pique-nique... Uns doidos entraram na água lá. Devia tá uns 15oC na hora, e um puta vento. Tá de brincadeira. Estava bem com os meus 2 casacos huahuahuahua. À tarde abriu um sol e ficou um tempo bem agradável... deu até pra tirar as blusas huahuahhaua
Brasileiros da ECL

  • Ainda não parei pra ver como que funciona o metro de Lyon, porque sempre tinha alguém pra orientar, mas ele funciona. Meio confuso, mas funciona. Tem tipo um bilhete que você compra e usa por um dia inteiro também.
  • A Centrale recebe todo ano um monte de alunos estrangeiros, então já tem muitas coisas preparadas pra gente. Um exemplo são as aulas de francês oferecida pela própria escola. Essa semana também, é só para os estrangeiros. Os franceses mesmo só chegam semana que vem. Ou seja, tem ainda mais uma semana de recepção.
  • A École fica em Ecully, que é uma cidade do lado de Lyon. Pra ir pra Lyon tem que pegar um dos ônibus que vão pra lá. Não dá pra ir andando.
  • Maluco, que frio fez essa semana. E ainda é verão aqui. Baixou uns 10oC e tal. Brasileiros congelando e franceses de berma e camiseta. Ruim é mais o vento, acho. Venta pra caramba nessa cidade!
  • Para quem quiser vir me visitar, dá pra alojar mais um aqui de buenas. Não tem muita fiscalização quanto a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário