quarta-feira, 1 de agosto de 2012

À Paris

Bonjour, primeiro post na França!!
Antes de que eu me esqueça, Paris é animal! Cidade extremamente linda, elegante e enorme!!!

Bom, nosso vôo até Paris foi tranquilo. Até ganhei do Maurício no xadrez do avião! huauhahua Chegamos no horário no aeroporto Charles de Gaulle e demorou um pouco até pegarmos todas as malas. Cada um tava com 2 malas gigantes, de 30 kg, menos o Mauricio, que tinha uma, e a Sara, que tinha 3. Depois, começou a jornada mais difícil por enquanto: o trem. Compramos os bilhetes (9,25 euros pra ir pra Paris-centro), e entramos no RER (trem que vai da periferia pra Paris). Até ai beleza, trem bonitinho, saimos da primeira estação... Dae o trem começou a encher... depois ficou lotado! E a gente com aquelas malas né... O que foi engraçado é que só eu fiquei do lado direito do trem, e todas as saídas até então tinham sido feitas pelo lado esquerdo. Ai o Mauricio me vira "Você tá fudido pra sair". Só mandei um "Calma". Acabou que a saida era do lado que eu tava, e eles sofreram pra sair.
Politécnicos no Aeroporto Charles de Gaulle
Nota: O metro de Paris é enorme. Tem um milhão de linhas lá. Da pra fazer vários trajetos. É complicado pra decidir qual. Mas os vagões são bem piores e menores que os de São Paulo.
Cara, carregar 2 malas pesadas, que não andam direito, e ter que subir e descer escadas não é legal. Evite. Caso um dia você vá a Paris com bastante malas, não dê uma de estudante mão de vaca e chame um táxi. Garanto que vai valer cada centavo gasto. A gente tava cansado, suado e com várias malas. Depois de várias baldeações, chegamos ao hotel. Ficava meio que na periferia de Paris, mas era de boa. Só o quarto que era minúsculo. Pegamos o quarto triplo, mas não cabia direito os 3 e todas as malas. Tinha uma beliche mais uma cama separada, com um banheiro minúsculo.
Chegamos, tomamos banho e saímos. Era quase 8 horas isso. Comemos um delicioso McDonalds (coisa mais barata por aqui) e fomos de metrô até o Trocadeiro. O Trocadeiro eu não sei direito o que é, mas são 2 construções enormes. Tem umas estátuas e tal, é bem bonito. É o melhor lugar pra conseguir tirar uma foto da Torre Eiffel. Decidimos fazer um super tour em Paris, sem entrar em nada, mais pra conhecer, tirar foto e falar que foi. Depois certamente voltaremos lá.
Na frente do Trocadeiro tem uma fonte enorme também (tudo lá é grandioso, os caras sabem o que é construir). E depois tem a Torre Eiffel. Tava uma fila enorme pra subir (só um elevador tava funcionando), então não subimos. Às 10 horas da noite a Torre inteira fica piscando por uns 5 minutos. É animal! Vale a pena estar lá pra ver. Tenho isso filmado. Depois eu mostro.
La Tour Eiffel
Aí escureceu. Escurece por volta das 22h no verão por aqui. É ruim porque não dá pra ter noção nenhuma do horário. Ficamos um tempo por lá, sentamos uns 10 min no Campo de Marte, e continuamos até a École Militar, que fica adiante. Na frente tem um monumento com escritos de "Paz" em algumas línguas. Depois a gente passou na frente do Hotel dos Inválidos e do Musée de L'Armée. Em seguida a gente andou sobre uma ponte do Sena e chegou até a Champs Elysées. De lá andamos até a Place de La Concorde, onde tem um obelisco roubado do Egito. Era o lugar onde os caras eram executados pela guilhotina. Do lado também tem 2 fontes e um monte de prédio grande, que eu não sei o que é. Aí a gente teve que dar a volta no Jardin         des Tuileries, porque ele tava fechado, e chegamos no Museu do Louvre. Cara, se tem uma coisa que os franceses sabem fazer é construções. Eles fazem uns troços animais, tanto de tamanho quanto de detalhes. É um prédio gigante no meio de Paris. E na frente tem a famosa pirâmide. Tiramos uma fotos, com as luzes acesas (mamãe não ficou até escurecer xP), tomamos um chopp num parque de diversão que tem no Jardin      e voltamos para o Hotel. Total do dia: 6km. Tava cansadão, mas fiquei mais de uma hora sem conseguir dormir. Acho que foi por causa do fuso.
Museu do Louvre, à noite.
No dia seguinte acordamos cedo, tomamos café no hotel, e fomos passear. A história de comprar o ticket pra um dia inteiro que sai mais barato não é bem verdade. A gente comprou 2 pacotes de 10 tickets e saiu mais barato que o do dia inteiro. Fomos até La Défense, o centro comercial de Paris. Lá tem o "La Grande Arche". Quando fala que ele é grande, voce imagina algo grande. Garanto que ele é muito maior do que você acabou de imaginar. Vale a pena ir lá. É um passeio que a maioria dos turistas não faz, mas que vale a pena. Tem também um monte de lojas lá perto, em uns prédios gigantes (todos mais modernos).
Depois fomos de metrô até o Arco do Triunfo. Nele tem um monte de nome escrito e um monte de homenagem para os soldados franceses mortos em guerra. Não subimos porque a fila tava grande.
La Grande Arche
L'Arc du Triomphe Etoile
Dai descemos a Champs Elysées. Como era sábado, ela tava lotada de turistas. Tem muitas lojas de marcas famosas, tanto de roupa, perfume, quanto de carros, joias, etc. Os restaurantes, como vimos, não é tão caro quanto eu pensava, acho que vale a pena ir, mas a gente não foi. Descemos até a Place de la Concordie, de novo, mas agora tava claro. Entramos no Jardin des Tuileries, onde a gente comeu batata chips que compramos por 1 euro cada pacote no supermercado, até que o Mauricio fez o favor de derrubar no chão e a gente ser atacados por pombas. Sim, isso é uma praga mundial, ta em todo lugar. A gente continuou até o Arc de Triomphe du Carroussel. Em Paris tem 3 arcos: La Grande Arche, L'Arc du Triomphe Etoile e o do Carroussel, todos em fileira. Depois a gente chegou no Louvre. A gente descobriu que poderia entrar de graça lá, porque a gente tem o visto de estudante francês. Entramos e vimos só as principais obras, como a Monalisa e a Vênus de Milo. Cara, acho que não dá pra conhecer tudo lá dentro. Demoraria pelo menos 1 mês, indo todo dia e ficando o dia inteiro. Uma dica é alugar tipo um Nintendo DS, que te passa todas as informações sobre as obras do museu em audio. Mas parece que não tem em português.
Musée du Louvre
Depois a gente continuou até chegar à Catedral de Notre Dame. Chegamos no horário da missa, então tava lotada a praça, com uma fila enorme. Não entramos. As gárgulas de lá são iguaizinhas mesmo às do filme. Depois fomos até o Jardim de Luxemburgo. O lugar lá é lindo. Várias flores, umas fontes, e muitas árvores. Ficamos por lá descansando por um bom tempo e depois voltamos pro hotel. Total: 8,5 km.
De noite fomos almoçar em um restaurante italiano ("Buongiorno!!! Mangiare Mangiare!!" huauhaa). Comemos um spaghetti delicioso e tomamos o primeiro vinho francês.
No dia seguinte resolvemos dormir até um pouco mais tarde e não sair de novo. Tomamos café e chamamos uma van (é, aprendemos a lição do metro). Saiu 12 euros pra cada um e não passamos o sufoco do metrô.
Chegamos na estação e compramos nossas passagens. Fizemos também a Carte 12-25, que é pros estudantes entre 12 e 25 anos, custa 50 euros, e serve pra pagar menos nas passagens. Dizem que ele mesmo se compensa depois. Dura 1 ano. Outra dica: tem algumas passagens onde é necessário fazer tipo de um "check in", onde a gente deve registrar que a gente esteve lá. Não sei porque, mas se não tiver pode dar merda, portanto preste atenção.
O trem pra Vichy foi bem sossegado, tirando o fato que a gente tava com várias malas e demorou pra alocar todas. É muito bom o trem daqui, bem calmo e tem até o cara que passa vendendo sanduiche no carrinho.
Conto na próxima sobre o Cavilam, Vichy, minha familia d'accueil e o frances.
Vou colocar o resto das fotos no Facebook.
Até!

Algumas curiosidades:
1: No avião a gente assistiu Harry Potter em francês. De tudo, o mais escroto é varinha em francês: baguette! Puta coisa aviadada!
2: Paris é uma cidade totalmente diversificada. Tem gente do mundo inteiro vivendo e viajando pra lá!!!
3: Até agora não percebi se os franceses são realmente fedidos. Por enquanto tá tudo certo.
4: A água de Paris é muito diferente, acho que meio carregada demais, não sei. Parece que não mata a sede. Normalmente bebe-se da torneira, mas mesmo as de garrafa são assim. Compramos no mercado um pack com 6, cada uma por 0,25, mas era muito ruim! Acho aque é questão de se acostumar.
5: No mercado a gente foi usar umas máquinas onde a gente pode pagar tudo sozinho, se tivermos poucos produtos. Demorou um tempo até que o cara viesse e nos ensinasse que precisa passar o código de barras e depois por o produto numa balança, onde ele certifica que pegamos mesmo aquele produto.
6: A comunicação lá foi feita basicamente em francês, onde a gente revezava pra ver quem ia perguntar, menos o Luis F., que tava com medo huahuaauh Acho que fomos bem recebidos por isso, por tentar parler en français.
7: Fomos bem tratados por la. Chega de boa, tentando falmar em frances que ta tranquilo.
8: Tem umas minas muito gatas aqui, pqp. Bom é que dá pra falar de boa que elas não entendem uhahuahua
9: O teclado frances é um coco. Eles usam o AZERTY (procurem na internet). Escrevi metade do texto nele, então me perdoem os erros de digitação.

1. Tão legal participar assim da sua viagem!!! Poste sempre suas aventuras... a gte pode estar um pouquinho mais perto de vc!!! Vamo que vamo Bruninho!!!!!! bj