terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Segundo semestre de 2013

Bom, estou um pouco atrasado no blog, então vou resumir tudo (ou quase tudo) o que aconteceu durante o segundo semestre de 2013.

Primeira coisa que aconteceu foi a chegada dos bixos. Duplo diplomandos e em aproveitamento de estudos que chegaram esse ano. 15 no total.
Já tínhamos preparado o Manual dos Bixos. Preparamos também um 'Kit Bixo', onde colocamos algumas doações básicas, tipo panelas, pratos, talheres, cabides, etc, coisas de primeira necessidade que iríamos doar de qualquer jeito e não importava direito pra quem seria (já que o apadrinhamento seria só depois). Dessa forma não precisariam comprar todo o Carrefour logo que chegassem. Também o que aconteceu comigo foi comprar tudo isso e logo depois receber algumas doações de coisas que não precisaria ter comprado.

O Pedro a Sara ficaram encarregados de distribuir e ajudar os bixos na primeira semana, porque eles já iam estar aqui em Lyon, enquanto eu e os outros estaríamos fazendo o estágio. Pedro foi buscar a Marina (Poli Civil - Centrale Lyon) na Part-Dieu. E tomou no cú (desculpa o palavrão, mas é isso que aconteceu com ele mesmo), porque a mala dela quebrou as rodinhas e teve que trazer no braço. E foi buscar os ouros bixos que chegaram de Vichy na Perrache.

Nota: quando escrevo 'bixo' aqui, me refiro à calouros. Quando mandei meu primeiro e-mail pra eles, fui reprimido pela Taissa (Civil UFRJ - Centrale Lyon), porque "bicho escreve com CH".

No sábado fizemos nossa primeira bouffe (jantar) de recepção. Um strogonoff maravilhoso que eu preparei (nem vem Sara, fui eu quem fez). Após uma sorte tremenda no arroz, que a gente simplesmente jogou 2 kg de arroz numa panela, encheu de água e rezou pra dar certo (nem queimou nem nada). Uma diferença é que os bixos desse ano bebem bem mais do que ano passado. Tipo, pros churrascos e tal eu comprava um pack de 20 garrafas e dava tranquilo. Agora tem que comprar no mínimo 3 disso hahahaha Foi bem legal o jantar, deu pra conhecer um pouco mais a galera. Fiz até uma dinâmica de apresentação (sim, uma merda fazer isso). (nota de memória pessoal: janela)
Bouffe de Recepção dos Bixos
Durante a semana tiveram as várias festas das Centrale. Mas a gente já tava tendo aula, então tinha que conciliar isso e ir nas festas.

No final de semana seguinte teve o WEI (week-end d'intégration). A gente, o Club Brésil, organizou um ônibus. Basicamente tem que ir comprar as bebidas e garantir que todo mundo receba as informações e não se perca durante a viagem. Foi bem legal a viagem e deu pra conhecer mais a galera. Dessa vez a gente foi prum hotel no sul da França e no outro dia a gente foi pra praia. Primeiro dia de boa, dormimos e fomos pra piscina e de noite, balada. Uma coisa ruim desse WEI foi a comida. Galera que organizou deve comer merda, só pode. No almoço do sábado deram patê, mas sem pão. No jantar, tava muito bom, mas não matava a fome. E no domingo teve um brunch com coisas que não faziam sentido juntas hahahaha
WEI 2013
No final de semana seguinte ao WEI a gente fez um churrasco (o único do segundo semestre de 2013). Alguns veteranos vieram e tava um tempo bom pra fazer. Foi bem bacana, com direito a uma carne sensacional por minha parte. Modéstia à parte estava muito boa. De noite a gente foi pra coloc e depois pra Ayers Boat, uma balada num barco.
Churrasco do Club Brésil
No final de semana seguinte a gente fez a parrainage (apadrinhamento) do Club Brésil. Basicamente cada brasileiro recebe um padrinho/madrinha brasileiro, pra passar o material, assim como algumas doações. Além de ter alguém pra ajudar em algum problema da école, ou simplesmente pra beber juntos. Um problema: esse ano vieram 11 DD e no meu ano tem 10 DD. Ficamos enchendo o saco que alguém ia ficar sem, mas no final a Virgínia ficou com dois. Os 3A recebem também um padrinho, mas não recebem material, já que não têm as mesma matérias que a gente teve. Fica mais pro rolê de beber mesmo hahaha Depois da bouffe fomos pra coloc e depois a ideia era ir pruma balada.
Os meus afilhados são o Ronaldo (Metalúrgica UFC - Centrale Lyon), que tá em DD, e a Lilian (Ambiental Poli - Centrale Lyon), que tá em aproveitamento. Coisinhas fofas. #familiafeliz
Meus afilhados
No final de semana seguinte (é, começo de ano foi alucinante), a gente foi pro Oktober, eu, Guegs, André, Ronaldo e Marcel. Mas isso eu conto em um post à parte.

Não falei, mas a Nathalie, minha mère d'accueil, que me recebeu em Vichy no mês que eu fiquei lá estudando francês, esse ano recebeu a Natália (Química UFRGS - Centrale Lyon). Aqui vai a foto que nós tiramos da janta que a Nathalie nos enviou para comermos e lembrarmos dela.

Outro projeto desse ano do Club Brésil foi retomar as aulas de português para os franceses. Esse ano temos 3 alunos, a Eléonore, minha vizinha do ano passado, o Etienne, da minha sala do ano passado, e o Wesley, primeiro ano. Cada semana é um brasileiro que dá a aula e um outro que assiste a aula e dá a aula na semana seguinte. Assim ninguém fica carregado de dar a aula e a gente consegue ter uma continuidade no ensino. Eles estão progredindo muito bem.

Durante as férias do Toussaint eu não viajei. Fiquei descansando a maior parte do tempo. Durante a semana eu, o Pedro e o Luiz fizemos duas degustações de cerveja. Na verdade a gente foi no Carrefour e comprou umas cervejas aleatórias para experimentar. O resultado é que a gente tomou mais cerveja ruim do que esperava hahahaha
Degustação de cervejas
Durante o semestre também a gente fez mutirões pra acabar com a saudade das comidas do Brasil. O churrasco que a gente faz, apesar de matar a vontade, não é a mesma coisa do que o do Brasil, até porque o corte aqui é diferente e não tem o mesmo sabor. Mas apesar disso conseguimos fazer pastel (2 vezes) e coxinhas. Sim, isso não existe aqui na França. Juntou uma galera pra cozinhar, desfiar o frango, fazer a massa, embrulhar e depois fritar. O pastel também a mesma coisa. O ruim é esticar a massa, mas saiu.
Coxinhas do Club Brésil
Pastéis do Club Brésil
Bouffe do pastel
Retomamos e fizemos as polos do Club Brésil, dessa vez com uma cor mais escura do que a anterior. Mas o rolê dos apelidos ficou ruim, porque não deu tempo de reunir e escolher. Então foi mais ou menos cada um que escolheu o seu.
Modelos do Club Brésil
Essa foto abaixo foi tirada no Forum de empresas da Centrale Lyon. Fomos lá em busca de um estágio. Não que tenhamos conseguido muitas coisas. Ainda procuro o meu. Quem quiser me contratar, estamos ai.
Forum
Pra quem fala que estou gordo, explico o porquê: jantares com a Marina e com a Lilian hahaha As duas não tem nada pra fazer, porque elas quase nem estudam aqui, então fazem jantas gordas e me chamam. E eu vou né hahahahaha Já fizemos um milhão de coisas diferentes. E normalmente é nós três, mais um convidado especial hahaha Ou senão vem mais de um também.

Começo de dezembro teve a Fête de Lumières, festival das luzes, que acontece todos os anos em Lyon. Devido ao sucesso do ano passado e à quantidade de amigos, veio muita gente pra cá. Em cada casa deve ter ficado umas 3/4 pessoas. Na minha veio a Yuka (Civil Poli - Centrale Paris) que morou comigo no Recanto dos Pássaros, um milhão de anos atrás, e duas amigas alemãs dela. Na sexta feira eu fui com a Marina e com Taissa buscar uma amiga da Marina que tava chegando de trem e lá também encontramos com o Etienne. Fomos à pé até o centro e vimos algumas das atrações da cidade. Voltei mais cedo porque a Yuka tava chegando de carro na Centrale. Nesse dia fizemos uma festa da hora na casa da Marina, com umas 30 pessoas na casa dela de 18 m². Tinha gente pra caramba.

No dia seguinte, eu e a Yuka acordamos cedo e fomos turistar. A minha função era mostrar a cidade pra ela, mas eu acabei conhecendo um pouco também hahahaha Fomos até Perrache, onde tinha uma Feira de Natal, andamos até Bellecour, o Hotel de Ville, e depois Vieux Lyon, onde encontramos o resto dos amigos dela e fomos almoçar num restaurante em Bellecour. Depois subimos à pé até a Fourvière, onde tem a catedral e o Teatro romano. Quando descemos já era noite e tinha começado o show de luzes. Tinha muita coisa legal, mas ainda acho que o do ano passado foi mais legal. Tínhamos combinado de ir na casa do Etienne pra fazer uma festa lá, mas tava tarde e todo mundo cansado. Voltamos pra casa e bebemos a cerveja que compramos.

No domingo acordamos mais ou menos cedo e fomos visitar o Parc de la Tête d'Or, que eu ainda não tinha ido. O OnlyLyon estava lá e deu pra tirar foto também. Voltamos pra Centrale e eles foram embora.

E pra terminar, no último final de semana do ano fizemos um amigo secreto entre os brasileiros. Como jantar teve panqueca, quando a Liana salvou nossas vidas e fez a panqueca. Escolhi um site que sorteia automaticamente o amigo secreto, desse jeito não ia ter o problema de ir atrás de todo mundo com o papelzinho e de tirar você mesmo. Mas com isso o site gera uma única volta, ou seja, a última pessoa sempre tira a primeira. Como eu fui o primeiro a revelar, já sabia que ia ser o último a receber o presente. Tirei o Etienne e dei pra ele um guia de viagens do Brasil, em francês, e uma bandeira do Corinthians. Quem me tirou foi o Simão (Química Poli - Centrale Lyon). Pedi um presente criativo, e ele conseguiu. Me deu uma lanterna com um canivete na outra ponta. Muito da hora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário