terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Agosto - Estágio

Cheguei em Lyon depois de viajar julho inteiro e fiquei uma semana morando na casa da Virgínia.
Deu só o tempo de descansar um pouco e de preparar a mala pra sair de novo.

Durante as férias de verão (julho e agosto) a gente tem que fazer pelo menos 4 semanas de estágio operário em uma empresa. Estágio operário significa por a mão na massa mesmo, participar diretamente da produção da empresa.

Tentei arranjar alguma coisa em Lyon, mas vacilei e acabei mandando meio tarde o currículo. Ai não consegui nada por aqui. O Guegs tinha pedido estágio em uma empresa, mas a data que eles estavam aceitando não batia com a que ele queria e então ele me passou e eu consegui esse mesmo. Não tinha muita escolha hahahaha

A empresa chama Phodé Laboratoires e fica em Albi. Albi é uma cidadezinha no interior da França, mais ou menos perto de Toulouse. Apesar disso tem uma parte turística bem forte, pode causa de uma catedral que tem lá, que é patrimônio da UNESCO (só fiquei sabendo disso quando cheguei lá).

Cheguei depois de pegar um TGV até Toulouse e um TER até Albi. Cheguei na estação e percebi que o mês ia ser triste hahahaha Rolava feno pela estação e tava quente pra cacete. Tava tipo chegando na estação de trem de uma cidadezinha no Velho Oeste americano na época de seca. Fui andando até a residência onde fiquei durante o mês. Ficava bem no centro da cidade e era própria pra receber os jovens trabalhadores da região. A maioria da galera lá era jogador de rúgbi do time da cidade. Uns puta brutamontes hahahaha O quarto era de buenas, sem muita coisa. Tinha um restaurante do lugar que funcionava durante a semana e uma cozinha que só funcionava nos fins de semana.

Primeiro final de semana fui dar um role pela cidade e conheci tudo que tinha pra conhecer lá hahahaha No centro tem uma praça onde fica uns velhos e tem uns restaurantes e bares. Tem também uma fonte no chão que jorra água e fica aumentando e diminuindo. A alegria da criançada durante o verão. Dae depois tem a catedral e do lado o Museu Toulouse Lautrec, porque é a cidade onde ele nasceu. Depois tem o rio e as pontes da hora com formato de arco. E isso é tudo pessoal.


Bom, agora falar do trabalho. A empresa química fabrica aromatizantes pra nutrição animal e humana. Falando por cima eles fazem aditivos pra serem acrescentados à água e à ração dos animais, pra dar gosto, cheiro, fornecer alguns nutrientes essenciais e aumentar a performance. Tem uns cheiros bons, tipo laranja e morango, mas tem outros que são uma merda, tipo banana e caranguejo. E alguns que são bons, mas como é tudo concentrado, é impossível de ficar cheirando aquilo.

Por se tratar de uma empresa alimentícia e por ter muito pó dentro da produção, os funcionários são obrigados a usar um macacão branco, um por dia, sapato especial, touca, luvas e máscara. Primeiro dia tava muito calor. E eu com tudo aquilo lá. Achei que ia morrer naquele mês hahahaha No final do dia tinha uns chuveiros pra poder tomar banho e tirar a sujeira do corpo.

A produção é dividida em 4 partes: produção de líquidos, produção de pó, embalagem e expedição. Na parte de líquidos eles preparam as bases aromáticas de acordo com as especificações que vem do laboratório. Depois, a maior parte dessas bases vai pra parte de pós, onde são misturadas com pós, tipo nutrientes, farinha, açucar, etc. A minha primeira semana foi mais nessa parte, onde ajudei um cara a preparar as coisas. Depois disso os produtos são armazenados em grandes sacos (big bags), de mais ou menos 1 tonelada, e podem ser expedidas para o cliente ou senão vão para a parte de embalagem, onde eu trabalhei o resto do tempo.
A gente tem que esvaziar os big bags em grandes contêineres e com a ajuda de uma máquina automática a gente escolhe a massa de produto que tem que entrar em cada saco. Depois tem que lacrar e empilhar numa torre. Até ae beleza, mas tinha sacos que faziam 25kg e levantar isso não é moleza hahaha Sem contar que a máquina lá tava com problema e o saco escorregava na hora, então ele perdia a medida do peso e tinha que parar manualmente, levar até a balança, tirar ou colocar mais produto e então fazer o resto. Numa outra semana a mesa onde a gente fazia a torra quebrou. Dae tinha que subir numa escada pra poder colocar na pilha. Uma beleza. Outro problema foi ter que reetiquetar alguns sacos. Dae tinha que desfazer a torre, trocar a etiqueta e então empilhar de novo.

Um dia foi bacana, que a gente fez um produto que foi pro Brasil. Cidade de Toledo, no Paraná. As etiquetas tudo em português e foi ai que eu descobri o que tava fazendo hahahaha Em breve todas as carnes do Brasil terão uma participação minha hahahaha

Tirando isso, em agosto teve meu aniversário. Segunda feira. Sozinho. huauhauhahua Que tristeza.
Só que no final da semana teve um feriado e eu fui pra Marseille, onde o Luis Felipe e o Mauricio estavam fazendo o estágio deles. E o Maurício faz aniversário no mesmo dia que eu.
Na quinta feira, feriado, foi uma galera até as calanques de Cassis, uma cidade do lado de Marseille. Aquele lugar é animal. O paraíso na terra hahahaha O único problema é que a água é gelada pra cacete. Outro problema é que tem que andar pra cacete pra chegar lá. E cheio de pedra no caminho. Mas vale muito a pena. Só que a galera toda já tinha ido no mais da hora. Então no dia a gente foi nesse de Cassis.

Na sexta o povo foi trabalhar e eu fui com o Igor, amigo da Jessica que estuda em Marseille, visitar as praias de Marseille. Não tem nada a ver com as praias do Brasil. Água gelada e areia cheia de pedras. Tomar uma cerveja ali é pedir pra ser roubado. Muito caro.
De noite foi uma galera até a casa do Luis Henrique (Poli - Marseille), onde o Luis Felipe tava morando em agosto e a gente foi comemorar nosso aniversário. Sem bolo, só com bebidas hahhahaha

No sábado foi eu e o Luis de trem pra Cannes. Uma galera de Lyon foi pra lá e a gente foi junto. Tava a Liana, a Ale, a Isa, irmã da Ale, a Helena, o Rafa Bifaroni e o Benjamin e a Jojo. Ficamos a maior parte do tempo na praia. Comemos em um restaurante italiano lá e depois voltamos pra praia hahahaha E depois, no domingo, eu voltei pra casa (em Albi).
Cannes
Conheci uma menina francesa que estuda engenharia química na Chimie ParisTech e que tava fazendo estágio na mesma empresa. Ela me ajudou pra caramba porque ela me mandou o relatório de estágio dela. Ai não tive que fazer tanta coisa hhahahaha

Aproveitando, isso aconteceu depois, mas como tem a ver com o estágio, vou falar.
Primeiro que tem que fazer a apresentação do estágio. É tipo uma mesa redonda com uns 8 alunos, em que cada um apresenta o que fez durante o estágio e o que achou de lá. Nada de muito complicado, porque é só contar o que você fez, mas serve pra saber um pouco sobre o que os outros fizeram.

Segundo que tive um problema na hora de receber o salário. Antes de sair a mulher do RH falou que iam atrasar pra pagar, mas que iam mandar um cheque por correio no mês seguinte. Acontece que no mês seguinte eu não recebi nada, dai mandei um e-mail perguntando. Só que ela me respondeu que tinha enviado pro meu endereço, mas no endereço não tinha o número do quarto. Fui até os correios e eles falaram que quando é assim a carta volta pro remetente. Só que ela não respondeu meu outro e-mail. Fui falar com o meu tutor e depois com o serviço de estágio da école e eles ligaram pra empresa.
Foi ver eles mandaram pro meu endereço antigo, mesmo eu avisando que tinha mudado. Dae o cara que mora agora no meu quarto antigo, ao invés de guardar, ou deixar no lugar de cartas erradas, ele simplesmente jogou fora a carta com o cheque. Dae não ia receber nunca mesmo hahahaha Mas agora tá tudo certo, eles fizeram um depósito e tá tudo feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário