terça-feira, 15 de abril de 2014

S7

O S7, ou primeiro semestre do segundo ano, foi mais tranquilo do que os semestres anteriores.

Basicamente temos 2 matérias de mecânica, uma de 'génie mécanique' e outra de mecânica dos sólidos deformáveis, mais uma matéria de ciências humanas, e duas matérias que a gente escolhe dentro de uma lista.

A de 'génie mécanique' é dividida em 3 partes, concepção e fabricação, mecânica geral e resistência dos materiais. Sim, no Brasil seria no mínimo 3 matérias (na verdade é bem mais), foi tudo resumido em um bloco só.
Primeira parte, concepção e fabricação, é basicamente os PMR 1 e 2 do segundo ano da Grande Área Mecânica. Nisso entra toda a parte de concepção de um mecanismo, parte de tipos de encaixe, formas de montagem, depois vê todos os tipos de fabricação de uma peça e como garantir a qualidade das tolerâncias.
Segunda parte, mecânica geral é mais ou menos MecA e MecB da Poli. Entretanto, porém, todavia, do jeito francês. Então todas as fórmulas que eu vi na Poli não faziam mais sentido e tavam todas mais carregadas da notação que eles utilizam. No final teve uma parte de equações de Lagrange e também de "princípio de potências virtuais". Na Poli e acho que na maioria do mundo moderno utiliza-se o princípio dos trabalhos virtuais, mas aqui eles dividem pelo tempo e ao invés de trabalhar com espaços, eles trabalham com velocidades. No final dá quase na mesma, mas pra enxergar o que acontece é impossível.
Terceira parte, resistência dos materiais, também já tinha tido duas matérias na Poli sobre isso (pessoal da Civil tem mais do que isso), e era bem parecido do que eu vi no Brasil. O único porém, que eu não entendo realmente o motivo, é que eles usam uma notação diferente pros vetores de força e momento, que depende de um referencial fixo. Eles chamam de regra do lado direito, em que você tira o lado esquerdo da barra e calcula os esforços na parte direita. Só que o sinal é escolhido com base no referencial que a gente usa normalmente num papel e a força de tração fica negativa. Sinceramente, não vejo o porquê de ser assim (sei que pra cálculo com concreto usa compressão positiva, pra não trabalhar com sinais negativos, mas no nosso caso é bizarro).

A de mecânica dos sólidos deformáveis vê uma parte de deformações de estruturas e outra de vibrações. Bem puxado na parte matemática, com vários tensores e torsores, matrizes malucas. Na verdade também não dá pra ver a coisa acontecendo na prática.

A matéria de Ciências Humanas era dividida em 3 partes, ciências humanas (psicologia, filosofia e sociologia), organização do trabalho e ética.

Dai das matérias que eram pra escolher tinha um monte. Só que era uma confusão. Tinham 2 blocos pra cada parte do semestre. Dae se escolhesse 1 uma matéria de um bloco, só podia escolher a outra do bloco equivalente da outra parte do semestre.
Pra primeira parte eu escolhi uma matéria de resolução de problemas, que ensina alguns algoritmos pra resolver problemas.
Pra outra parte a matéria que eu escolhi era de formas de danos em materiais. Mas foi mesmo porque as outras matérias desse bloco ou não eram legais ou eram muito difíceis. Dae como tinha um pessoal que tinha escolhido essa, eu fui com eles hahaha

Mas a diferença principal é que nesse semestre não tem tanta coisa pra fazer fora da aula. Tipo, não tem que preparar coisas antes da aula e os relatórios dos laboratórios dão pra fazer durante a aula mesmo. Dae não leva tanta coisa pra casa e dá pra aproveitar melhor o tempo de vida. Mas também não é tão mais fácil do que os outros, como dizem.

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