domingo, 6 de abril de 2014

Institut Paul Bocuse

Nesse clima de despedida, decidimos fazer uma coisa que só se faz uma vez na vida, pois não se sabe quando vai poder fazer de novo.

Depois de 2 anos morando em Lyon, capital gastronômica francesa, decidimos ir comer no Restaurant Saisons, do Institut Paul Bocuse. Pros que não conhecem, que nem eu, o Paul Bocuse é um chef famoso, que tem vários restaurantes no mundo inteiro e alguns com 3 estrelas no Guia Michelin (não sei o que isso, mas parece importante).


Só que nosso lapso de riqueza não foi tão fenomenal assim. O melhor restaurante dele, o que é 3 estrelas lá, em Lyon, é muito caro. Muito caro mesmo. Tipo uns 200 euros por um menu (é o que me disseram). Então, tendo em vista a nossa pobreza, fomos no Institut Paul Bocuse, que é uma escola de gastronomia criada pelo Paul Bocuse e que fica aqui do lado da Centrale.

A Marina reservou 5 lugares numa quinta à noite (precisa reservar com antecedência) e fomos eu, a Marina, a Lilian, a Patty e o Guegs.

Pra começar que é aqui do lado e a gente nunca tinha ido lá. Depois que a gente meio que se perdeu no caminho. O lugar fica num castelo. Galera lá tudo fina e a gente entrando a pé. hahaaha
Entramos, os funcionários tudo chiques (falaram que a tia tava sem sapato, mas eu não vi). Pegaram nossos casacos e nos levaram pruma sala com nossa mesa. Pra começar que era uma puta sala. Cabia uns 3 quartos meus lá dentro e o pé direito era muito alto. Papel de parede, sofá, vela na mesa, lareira... E só pra gente.


Sentamos e esperamos. Todos assustados hahaha A garçonete chegou e perguntou se a gente ia querer beber alguma coisa como aperitivo. Falou um monte de nome lá. Mas a gente com medo não pediu nada. Beleza.

Depois de um tempo ela aparece com os cardápios. Tipo, tava eu e o Guegs mais perto da porta, virado de costas e as meninas completando a mesa redonda. Dae ela conversou com a gente entre eu e o Guegs e quando foi distribuir os cardápios, ela deu a volta e começou pela Patty, que tava à minha esquerda, sempre servindo pelo lado esquerdo. Estranho. Beleza. Depois eu reparei que o das minas era verde e o nosso era marrom, mas nem liguei. Comecei a ver o que tinha pra comer e vejo as meninas discutindo. "Tem que perguntar pra ela". "Assim não pode". E eu de boa. Tinha um menu de 34 euros, com prato de entrada, prato principal e sobremesa, e outro com 3 opções de prato, de 42 euros 2 pratos e 54 os 3, além de um aperitivo, queijos e sobremesa. Eis que o Guegs olha pro cardápio delas e vê que o delas não tem o preço. Por isso que ela deu a volta pra começar pelas meninas. A gente ficou inconformado com isso. Não ter preço no cardápio pra mulheres.

Como prato eu escolhi foie gras, que é feito do fígado de pato, e um outro prato de filé de Angus.

De aperitivo teve um esquema que eu não sei o nome e nem sei o que é. Veio num potinho minúsculo (tipo aqueles que põe brigadeiro chique e a tia falou o nome, mas não entendi. Ela falou também que tinha salmão e umas outras coisas, mas na verdade o salmão era um pequeno pedaço em cima.


Depois a gente foi pedir um vinho. Tinha que ter um vinho né. Dae a garçonete trouxe o cardápio de vinho e perguntou quem que ia escolher. A gente apontou o Guegs e foi ele. Dae ela deu o cardápio do lado marrom. Não sei se seria diferente se fosse pra uma das minas, mas que o outro lado era verde, era. A Lilian até olhou, mas não achou uma diferença entre eles. Pedimos uma garrafa pra todo mundo. Quando ela veio, toda a cerimônia. A tia mostra o vinho pra gente, dando algumas informações, abre o vinho na nossa frente, e depois deu pro Guegs experimentar e aprovar. Juro que se fosse comigo eu ia rachar o bico hahaha.

Dae chegou nosso prato de entrada. Outra cerimônia. Vieram dois garçons pra servir os pratos. E eles colocaram o prato na mesa, de forma sincronizada, sempre pelo lado esquerdo. Dae a tia explicou de novo o que era. Engraçado também era que os garçons mesmo tavam achando a situação engraçada e rindo.


Não vem lá muita coisa, mas aquilo era muito bom. Tinha o foie gras, e também um pão com recheios e um esquema de maçã feito de um jeito muito bom. Comer devagar, pra aproveitar cada mastigada hahahaha
Depois de terminar, eles tiram todos os pratos e talheres e repõem. Juro, a gente gastou muita louça lá.


Pro prato principal a mesma cerimônia pra colocar os pratos na mesa. Dois a dois, sempre sincronizado. Só que dessa vez o prato veio coberto com aquelas tampas chiques e eles tiraram todas ao mesmo tempo. Muito engraçado. Juro, aquela carne tava muito boa. Melhor carne que já comi na França. E tirando os nossos churrascos do Club Brésil, acho que foi a única hahahha


Depois disso veio a parte do queijo. A tia apareceu com um carrinho cheio de queijos, de vaca e de cabra. Ela falou todos os nomes lá, mas depois do segundo já era foda lembrar hahahaha Pedimos apontando hahahha Não sei se dava pra pedir mais, mas cada um pediu 3. Tava muito bom, mas como a gente não lembra o nome, não dá nem pra tentar pedir de novo hahahaha


E pra terminar, a sobremesa. Juro, dos deuses. A minha era tipo um bolinho, meio que a mesma massa de um sonho, com um creme especial e chantilly em cima. E sorvete de manga (eu acho). Tava muito bom aquilo. Muito melhor do que os sorvetes italianos.

No geral parece que não vem muita coisa, mas a gente saiu bem satisfeito de lá. E a comida tava muito boa. Acho que apesar do preço, vale muito a pena ir lá (raramente). Pela qualidade e tudo, não sai tão caro. Agora, não sei o que tem no restaurante oficial, mas acho difícil ser tão melhor pra valer 200 euros.


Então fica a dica pra quem quer fazer um rolê riqueza sem pagar "tão" caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário