quinta-feira, 10 de julho de 2014

S8

O Semestre 8 da Centrale na verdade não é um "semestre". Ele é mais curto, de fevereiro a abril. O resto do tempo, depois de abril, é pra fazer um estágio. Já volto nessa história.

Durante o S8 a gente tem que escolher 5 matérias para cursar. O sistema é o mesmo do S7, mas com muito mais opções de matérias. As matérias são divididas em 6 grupos, cada um com um horário de 4 horas definido na semana: segunda de manhã e tarde, terça de manhã, quarta de manhã e tarde, e sexta de manhã. Terça de tarde é para fazer o PA, quinta de manhã e sexta de tarde para aulas de línguas e quinta de tarde é o horário dos esportes de competição. Dentro de cada grupo você pode escolher só uma matéria. Portanto, tendo que escolher 5 de 6, um desses horários fica livre. Eu até tentei uma matéria de sexta, mas não consegui hahaha. Desse jeito minha semana ficou concentrada toda no começo, só com espanhol na quinta e francês na sexta.

As matérias que eu fiz no S8 foram: 
-Application concurrente mobile, em Java, que a gente aprendia Java e depois uma parte com comunicação entre máquinas usando programas em Java. O projeto dessa matéria que a gente fez foi um chat. Meio básico, mas deu certo. Não seria algo útil para usar. Qualquer chat popular é bem melhor do que o que a gente fez. Mas foi bom pra ter uma noção.
-Systèmes embarquées, que não tem nada de sistemas embarcados. Na verdade é uma continuação da matéria que eu fiz no S7 de algoritmos de resolução de problemas. Aprendemos outros tipos de algoritmos, como o algoritmo genético.
-Capteurs et traitement d'images, que teve uma parte interessante de tratamento de imagens. A gente teve que entregar alguns projetos em MatLab. Até que os resultados eram legais, mas dava um trabalho fazer e demorava um tanto pra rodar.
-Applications WEB. A gente aprendeu algumas linguagens WEB, tipo JavaScript e JQuery. O projeto dessa matéria era fazer uma aplicação WEB que era pra ser executada em dois computadores diferentes. Eu e o Corentin fizemos um joguinho bem simples, que tem um tabuleiro e o gato tem que fugir dele. Um jogador controla o gato e o outro tem que bloquear as casas até prender o gato no tabuleiro.
-Algorithme et raisonnement. Que doideira essa matéria. A gente aprendeu ProLog, uma linguagem totalmente bizarra. A gente só fez uma parte bem básica dele, eu acho que deve ter muito mais utilidade pra ela. Mas ela permite fazer uns cálculos melhores. O problema é que não é a lógica que a gente tá acostumado normalmente e então pra escrever o código a gente fica perdido.

Pois é, esse meu semestre teve muita computação nele. Às vezes dava confusão na hora de usar as linguagens, mas saiu tudo bem. Acho que valeu a pena estudar um pouco mais isso. 

Também no S8 a gente teve que prestar o DELF/DALF, diploma de língua francesa. O mínimo pedido pela Centrale é o nível B2. Tentei e consegui passar no DALF C1, que era o nível que eu tava nas aulas de francês da Centrale. Acho que até daria pra passar no C2 se estudasse um pouco mais, mas também fiquei com medo de fazer e não conseguir. Só de falar C2 já dá um medo. Além disso, todos os alunos, franceses e estrangeiros, tiveram que fazer o TOEFL. Mas esse TOEFL é bem mais simples do que o TOEFL original. É um TOEFL especial para instituições de ensino, para a aplicação de uma prova em massa. Tem só o listening, reading e gramática. Tudo com alternativas, pra facilitar a correção.

Agora, voltando ao estágio, eu juro que eu procurei um na França. Enviei vários currículos, mas não me quiseram hahaha Tava procurando mais nessa área de computação, que foi a que eu mais estudei na França. Mas não rolou. Por isso mesmo que eu tive que voltar mais cedo pro Brasil: não tendo um estágio, ficava inviável continuar na França. Bom, mas também foi só eu chegar no Brasil e na mesma semana um dos lugares me respondeu positivamente, só 2 meses depois que eu tinha enviado o currículo. Paciência, né. Pelo menos voltei pra casa mais cedo e pude assistir a Copa toda no Brasil. Achei a troca justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário