terça-feira, 15 de outubro de 2013

S6

O final do primeiro ano na École foi bastante agitado. Por isso também que não escrevi mais no blog.

Não sei se já falei antes, mas fui eleito pra ser o presidente do Club Brésil daqui. É um grupo que tem como objetivo juntar todos aqueles que tem interesse pela cultura brasileira, brasileiro ou não.

Um dos projetos do nosso ano foi a criação do Manual dos Bixos, que o Guegs foi o responsável. O intuito é ter um documento em que podemos nos apoiar, seja antes da viagem, com os preparativos, bolsas, passagens, etc, e também quando estiver pra vir e algumas dicas do que fazer aqui depois que chegar. Deu um puta de um trabalho fazer. Uns 2 meses, com umas 8 pessoas escrevendo textos, editando, corrigindo e depois o Guegs pra por tudo em um documento apresentável e bonito. Ficou animal. Ainda tem coisas que precisamos melhorar pros próximos anos, mas já tem uma base bacana do que fazer. To falando isso porque as pessoas normalmente não tem ideia do quanto de trabalho que deu e às vezes menosprezam. Tudo isso ainda enquanto tínhamos que fazer outras coisas da école. Então você que tá lendo esse blog agora, e é de uma geração depois da nossa, dê valor ao nosso trabalho e lute pra que ele seja sempre atualizado e perpetuado. Meus agradecimentos ao povo que fez isso acontecer: Guegs, Sara, Pedro, André, Augustinho, Jorge e Gabi!

Esse final de ano (digo final de ano porque o ano escolar aqui começa em setembro e termina em junho. Não bate com o calendário normal) também fica mais triste porque em abril acabam as aulas dos veteranos, primeiro e segundo anos, e a maioria sai de Lyon pra fazer os estágios. A escola fica vazia. 

Fizemos o último churrasco do Club Brésil no começo de junho. Dessa vez chamamos os franceses que estudam português na Ecole pra participar. Eles gostaram pra caramba. Nunca tinham participado de um churasco. Aqui normalmente os churrascos que tem só tem linguiça. Colocar carnes pra eles é fantástico. Sem contar o arroz, a maionese e o vinagrete né. Ainda mais que tava bom o dia, quente. Pena que não tiramos fotos hahahaha

Ao contrário do que os nossos veteranos falaram, eu não acho que o Semestre 6 daqui seja mais fácil do que o Semestre 5 (a contagem aqui começa no Semestre 5, como continuação dos 2 anos de prepa). Tem muito mais trabalhos e relatórios pra fazer. Toda semana tem alguma coisa que a gente precisa fazer... Não tem sossego. Última semana de junho foi de provas. Tem menos provas do que no primeiro, mas o mais importante é que como a gente faz muito trabalho antes, as provas não tem tanto peso na média final. Sucesso total.
Nessa semana a gente também apresentou nosso trabalho do PE (projet d'études). Nosso programa e o carrinho funcionaram legal, mas na hora de rodar uma das funções, deu pau, e isso fez a gente perder alguns pontos. De resto, deu tudo certo.

Na sexta, depois que passou todas as provas, a gente foi comer num restaurante chique de Lyon. A gente merece. Rolou até escargot. Foi no rolê de pobre, em que a gente pediu uma porção e dividiu, mas tá valendo. Muito rolê comer aquilo, porque tem que tirar da concha. Não tem gosto de nada, mas o molho é bom.

No último final de semana de junho, eu tive que fazer minha mudança. A residência que eu moro fecha nas férias e tem que entregar as chaves. Dae eu levei todas as minhas coisas pra casa da Virginia, já que a residência dela não fecha e ela não ia tá ai nas férias. Só que só tinha eu pra levar as coisas e ainda o elevador do meu prédio quebrou. Tive que descer 3 andares todas as minhas coisas e levar até o último prédio. Fiz umas 50 viagens, sem brincadeira hahahahaha

Na segunda minha família chegou em Lyon, mas isso eu conto num outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário