terça-feira, 5 de junho de 2012

Primeira postagem: Apresentação

Olá! Bonjour!

Bom, primeira postagem aqui... Não sei bem como funciona, mas a gente tenta, né. Não sei se muitas pessoas vão acessar, mas com você ai lendo, já tá valendo. Sinta-se à vontade para comentar, curtir e divulgar.

Me chamo Bruno Takashi (pessoal normalmente me chama de Takashi, Taka, ou Bruno mesmo) e estou cursando o terceiro ano de Engenharia Mecatrônica na Escola Politécnica da USP. Também jogo handebol no time da Poli e faço Iniciação Científica.
Em breve viajarei para a França, onde estudarei por 2 anos na École Centrale de Lyon.
Estou criando este blog primeiramente para contar e registrar os acontecimentos e impressões da viagem, mas também para centralizar as informações, além de servir de apoio e incentivo para quem também quiser fazer esse tipo de intercâmbio.

Algumas informações:
-O grupo das Écoles Centrales é formado por 5 escolas na França: Paris, Lyon, Marseille, Nantes e Lille. O ensino de engenharia na França é um pouco diferente do brasileiro. Após o Lycée (colegial), os alunos fazem 2 anos de preparação, o prepa, e depois prestam um concurso (tipo um vestibular) para entrar nas escolas de engenharia. A formação em engenharia é chamada de "engenharia generalista": nos dois primeiros anos estuda-se matérias básicas de engenharia, como informática, matemática, energia, etc; e no último é feita a especialização. Eu farei apenas os dois primeiros anos.

-Já estou com a viagem marcada para o dia 26/07.

Nos próximos posts contarei como foi que eu me meti nessa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário